Jornalismo Investigativo e seus critérios de noticiabilidade
1. Considerações sobre o jornalismo investigativo e seus critérios de noticiabilidade.
Referência: AGUIAR, de Azevedo Leonel. O jornalismo investigativo e seus critérios de noticiabilidade: notas introdutórias. Alceu, Rio de Janeiro, v.7, n.13, jul./dez. 2006. Disponível em http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n13_Aguiar.pdf. Acesso em 17 mar. 2013.
Resumo: O artigo em questão traz reflexões sobre os critérios de noticiabilidade e os valores de notícias em meio ao jornalismo investigativo e a representação social. São debatidas as questões ao campo da Teoria de Jornalismo, teoria do newsmaking, critérios de relevância e noticiabilidade, mostrando que o jornalismo investigativo é uma das mais importantes contribuições prestadas pela imprensa à democracia.
Página
Citação
Comentário
p.73
“A intenção deste trabalho é discutir determinadas questões teóricas que estão emergindo a partir de uma pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo principal é analisar os critérios de noticiabilidade que regem o jornalismo investigativo em quatro jornais da grande imprensa carioca.”
O autor quer mostrar os critérios de noticiabilidade, como amplitude, frequência, negatividade, caráter inesperado, clareza em relação a reportagem investigativa, mostrando a maneira que é noticiado fato ou acontecimento e sua importância nos jornais cariocas O Globo, Extra, O Dia e Jornal do Brasil.
p. 73
“Dentro do universo amplo dos mass media, escolhemos o jornal impresso diário enquanto tema para ser pesquisado, seguindo a perspectiva teórica que entende o jornalismo como um dispositivo simbólico que, nos processos sociais, permite manter as mediações viabilizadoras do direito à informação.”
Esclarece o leitor sobre o veículo escolhido a partir do qual foi desenvolvido o estudo apresentado e suas perspectivas.
p. 74
“Segundo Lage (2004),