O significado complexo de Ética na prática do Jornalismo Investigativo
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar a dificuldade em definir o que é ético na pratica dos métodos utilizados pelos jornalistas investigativos. É certo que o artigo aqui mencionado não envereda na analise única de um estudo da expressão. Mas, esforça-se através de múltiplas visões, sejam elas de pesquisadores da área de jornalismo como também de profissionais que atuam na área do jornalismo investigativo em demonstrar como é complexo definir o que pode ou não ser classificado como ético no desempenho da função do repórter investigativo. No decorrer dos estudos, foi necessário manter o foco no jornalismo investigativo, no entanto, a pesquisa foi ampliada alcançando o jornalismo na sua generalidade, já que vários autores concordaram que a investigação é a base de qualquer jornalismo, mas com a ressalva de que o jornalismo de investigação tem seus próprios níveis, formas e circunstancias.
Palavras-chave: Jornalismo investigativo, ética
O jornalismo é investigativo
Nas últimas duas décadas, o jornalismo passa por grande processo de evolução, no ponto de vista tecnológico, operacional e, principalmente no seu papel social. Esse processo evolutivo, teve como conseqüência um aperfeiçoamento de técnicas de investigação no sentido de atender as necessidades do jornalismo de serviço. Já que, a partir do jornalismo investigativo percebe-se uma tentativa de amenizar a dúvida do telespectador e o questionamento da credibilidade das informações (OLIVEIRA & VASCONCELOS).
É possível entender o jornalismo investigativo como uma forma de reportagem extensa que exige longo tempo de apuração das informações por parte dos repórteres. Não ficando restrita aos temas políticos e, sim ocupando todos os editoriais de um jornal (AGUIAR, 2006,p.73). Baseado nestas características Clovis (2004), afirma que se é importante o jornalismo investigativo dentro e fora do campo jornalístico, é porque