CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
AIDRAN DE JESUS TYBEL
LILIANE PEREIRA DE OLIVEIRA
MAGNO CRUZ SANTOS
TENILSA VIEIRA DOS SANTOS RIOS
URBENIA SILVA DE OLIVEIRA
USO DE REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO - FACEBOOK
PINHEIROS
2013
1 INTRODUÇÃO
Antes de tudo é preciso reafirmar: o homem é um ser social. Com o advento da Tecnologia, muitas maneiras novas de comunição têm surgido, como as redes sociais. Através dessas redes, pessoas estão interligadas e informações se espalham rapidamente pelo mundo. A facilidade de interagir-se através de redes sociais vem construindo um mundo em que as pessoas não precisam sequer sair de casa para se comunicar. Elas podem simplesmente ligar seu computador e dialogar em tempo real com som e imagem digitais. Esta evolução tecnológica pode ser uma grande oportunidade com efeitos positivos para a educação.
As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de alunos e professores. Os destaques dessas redes são a interatividade e a aprendizagem colaborativa, ou seja, além de aprender com o material, o aluno aprende com outros alunos, com o professor e com pessoas do mundo inteiro. Um aspecto positivo é a participação ativa dos alunos na construção de sua própria aprendizagem e também a colaboração com os seus pares. O uso das redes sociais pode ser feito na própria escola, caso exista um laboratório de informática.
Essas redes virtuais possibilitam diversos tipos de relações: de trabalho, de estudo, de amizade, entre outras, apesar de quase sempre passarem despercebidas. As redes sociais ultrapassaram o âmbito acadêmico e científico e vêm conquistando e ganhando espaço. Os professores precisam se adequar a essas mudanças e utilizar as redes sociais como um auxilio e não como uma inimiga, mas a maioria não sabe como fazer isso.
Por