Autor: Kirkpatrick, David T.; Kirkpatrick, David T.
Editora: Intrinseca
Categoria: Administração / Administração Geral
Explica minuciosamente como o Facebook surgiu e qual foi o seu trajeto até se tornar uma das maiores empresas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. David escreveu a obra com base em sua experiência profissional, mas também entrevistou diversas pessoas, almoçou diversas vezes com Mark, sendo uma testemunha ocular desta história. Todo esse conhecimento, aliado ao privilégio de tais companhias, renderam uma obra que mostra-nos a genialidade de um garoto arrogante, mas que sabe a hora de dar um passo para trás, mesmo sem nunca perder os olhos no futuro.
Uma parte fundamental para entender o efeito Facebook, é o vendo-não-vende da empresa. Diversas empresas como Microsoft, Yahoo e Google fizeram de tudo para adquirir o Facebook, oferecendo quantias exorbitantes. Apesar de poder voltar para casa com bilhões em sua conta, Mark era convicto de que não queria vender sua empresa, pois ele não deseja apenas uma empresa, ele desejava ajudar o mundo a ser um lugar mais aberto e transparente. Aliás, se você conferir no Facebook, sua missão é “tornar o mundo mais aberto e conectado”.
Como a edição do livro é de 2010, obviamente ele apresenta duas informações defasadas: O Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil e possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo (na época do livro, ele tinha cerca de 700 milhões).
Outra informação: o filme "A Rede Social" é baseado em outro livro sobre o Facebook (que não vale a árvore que foi derrubada). Segundo David, o filme "distorceu a história das origens do Facebook em Havard em uma simples fábula sobre a moralidade, com Zuckerberg, o gênio do mal" (p. 355).