Jornada de trabalho
PEDRO MELO
REFERENCIAL TEÓRICO
Salvador
2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA JORNADA DE TRABALHO ...................................
3 REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO.........................................
4 ENGENHARIA DE SOFTWARE PARA REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS........................................................................................................
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 1
REFERÊNCIAS 17
1 Introdução
A marcação de ponto é um método de se controlar diariamente a entrada e saída de um funcionário durante o seu período de serviço. Esse controle pode ser realizado por meios eletrônicos, mecânicos ou formulários próprios. Quando o colaborador está em serviço, a organização assume uma série de responsabilidades por ele, sendo assim o final do período de trabalho deve ser passível de comprovação.
Todas as empresas que possuam acima de um certo número de funcionários, se tornam de natureza obrigatória o registro de ponto. Essa importante tarefa fica sobre a responsabilidade do funcionário, não devendo ser negligenciada, pois isso poderá trazer prejuízos à empresa e ao trabalhador também.
A folha de ponto serve como registro para a geração da folha de pagamento do funcionário, sendo que se houver falhas no seu registro, poderá acarretar erros no seu pagamento. De tal maneira o registro do ponto deve ser tornar um hábito semelhante ao de escovar os dentes, ou lavar as mãos após ir ao banheiro, por exemplo.
A gestão da freqüência de seu funcionário é importante, pois através dos registros de ponto o gestor poderá saber o saldo de seu funcionário em banco de horas e realizar com que o mesmo cumpra a sua jornada legalmente sem ferir os direitos do empregado e do empregador.
Sabe-se que infelizmente muitos empregadores descumprem a Lei, fazendo controle de ponto que