Jonh locke
Ele não distingue de Sociedade Politica ou civil de acordo com ele o estado de natureza foi uma transcurso para sociedade politica onde teve um consentimento unanime para esta mudança. Após se estabelecido estado civil a comunidade faz a escolha de uma forma de Governo. Já na escolha do governo a unanimidade sede lugar ao principio da maioria, na qual prevalece a decisão majoritária e simultaneamente, são respeitados os direito da minoria.
Teoria aristotélica: Slide
Já na concepção de Locke o governo não tem finalidade além da conservação da propriedade. Definida a forma de governo cabe igualmente a maioria escolher o poder legislativo que ele considera ser superior aos demais poderes e denomina de poder supremo. Ele fala que o poder legislativo se subordina ao poder executivo confiado ao príncipe como poder federativo encarregado das relações exteriores (Guerra, paz , alianças e tratados)existe uma separação entre os poderes legislativo, executivo e federativo , os dois últimos podendo ser exercido pelo mesmo magistrado.
Em síntese estes são os principais fundamentos a liberdade para estabelecer a forma de sociedade ,consentimento da comunidade para estabelecer a formação do governo, a proteção do direito de propriedade pelo governo, controle do executivo pelo legislativo e controle do governo pela sociedade.
O DIREITO DE RESISTÊNCIA
AS relações entre o governo e a sociedade ele afirma que quando os poderes executivo ou legislativo violam as leis ele deixa de cumprir o que foi destinado tornando se ilegal, pois ele visou o interesse próprio e não o bem comum. O direito à resistência seria o direito do povo de se opor ao exercício ilegal do poder, para a deposição do governo rebelde. Direito este legítimo tanto para defender-se da opressão de um governo tirânico como para libertar-se do domínio de um outro país. Para Locke, a legitimidade do poder conferida ao legislativo decorre do consenso em gerar a sociedade civil, cabendo ao