jonh locke
LOCKE
(1632-1704)
BIOGRAFIA
Locke nasceu em 1632, na cidade de Wrignton, Somerset, região sudoeste da Inglaterra. Seus pais se preocuparam com a boa formação educacional do filho, o que o levou a fazer cursos relacionados às Ciências Humanas e, mais tarde, freqüentar a academia científica da Sociedade Real de Londres.
Ao ficar mais velho, John Locke alimentou um grande interesse por assuntos relacionados à política, à educação e à filosofia.
Também lecionou grego, filosofia e retórica.
No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na
Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em 1696.Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença. Em 28 de outubro de 1704 falecia o filósofo John Locke, na cidade de
Oates, Inglaterra. Apesar da distância de mais de três séculos, as ideias liberais do filósofo inglês se mantém atuais. Nunca se casou ou teve filhos.
JOHN LOCKE
EMPIRISMO DE LOCKE
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo.
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade.
Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo. JOHN LOCKE
VISÃO POLÍTICA DE LOCKE
Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas
Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.
Locke também defendeu a separação da Igreja