John Locke
Trabalho elaborado a partir da disciplina de
Educação Física, com o intuito de aprimorar os conhecimentos referentes ao assunto proposto e conceitos sobre o tema pesquisado.
Taylor Cavalheiro Palácios
3° ano turma 303
Introdução:
Tanto bebidas isotônicas, quanto energéticas, tem como função acelerar e reabilitar o metabolismo, desde que este não dependa unicamente destas substâncias como estímulo, e também que seja um corpo praticante exercícios físicos, principalmente os atletas.
A parir daí, podem-se dividir estas bebidas, especificando os benefícios exercidos por ambas, suas diferenças proteicas e metabólicas, além de suas especificidades em relação a ingestão dos líquidos e a indicação a respeito de seus consumidores.
A seguir veremos as características de cada elemento, assim como suas indicações, formulação, benefícios e malefícios ao metabolismo.
Coceitos:
Bebidas energéticas são fonte de carboidratos ( associados basicamente a glutamina e vitaminas antioxidantes). Ajudam na performance desportiva por fornecerem energia extra. São facilmente sintetizadas e exercem funções fundamentais como: efeito poupador de proteínas (evitando a síntese indesejada destas), além de fornecer energia ao sistema nervoso central e auxiliar na reconstrução muscular.
Em contrapartida os isotônicos exercem função repositora de sais ao organismo, após exercícios físicos, perdidos pelo suor durante as praticas esportivas. É indicada para consumo depois de
90min. de exercícios contínuos. Recupera os líquidos perdidos em atividades deste gênero, preserva as reservas de carboidratos nos músculos. Por possuir uma composição semelhante ao plasma sanguíneo obtém uma rápida absorção pelo metabolismo. Como exemplo natural pode-se citar a água de coco.
Composição:
Energéticos: são produzidos basicamente por sacarose, glucose, taurina, imositol, cafeína, gucoronolactona, vitaminas do complexo B,