John Keats
Trabalho Realizado por: Adriana Cruz Nº1
Curso Técnico e Profissional de Turismo
Disciplina: História e Cultura das Artes
Módulo n.º8- A Cultura da Gare
Professora: Cláudia Santos
Introdução
• John Keats foi o último dos poetas românticos do país, aos 25 anos, o mais jovem a morrer. Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi uma das principais figuras da segunda geração do movimento romântico. Durante a sua vida, os seus poemas não foram no geral bem recebidos pelos críticos, porém a sua reputação cresceu à medida que ele exerceu uma influência póstuma significativa.
• A poesia de Keats é caracterizada por um imaginário sensual, mais visível na sua série de odes. Atualmente, seus poemas e cartas são consideradas entre as obras mais populares e analisadas na literatura inglesa.
John Keats
Antecedentes e despertar para a literatura (1795-1817)
• John Keats nasceu em Finsbury Pavement, perto de Londres no dia 31 de Outubro de 1795. O primeiro filho de um guardador de estábulos, teve uma irmã e três irmão dos quais um morreu durante a sua infância. Quando John tinha 8 anos de idade o seu pai fora morto num acidente. A sua mãe casa-se de novo nesse mesmo ano mas passado pouco tempo separa-se do marido e leva a família para ir viver com a sua mãe. John entra numa boa escola, onde estuda literatura antiga e
contemporânea. Em 1810 a mãe de John morre de tuberculose deixando as crianças com a sua avó.
A velha senhora coloca-os sob os cuidados de duas pessoas, a quem dá uma boa quantia de dinheiro para benefício dos órfãos.
John Keats
Antecedentes e despertar para a literatura (1795-1817)
• Contra a autoridade das pessoas que estavam a cuidar de John e dos irmãos, este deixa a escola para ser aprendiz de cirurgião. Em 1814 depois de acabar como aprendiz, John deixa o seu “mestre” depois de uma discussão para tornar-se estudante de medicina em Londres. Sob a orientação de um amigo,
Cowden Clark, dedica-se á