Fichamento do Livro O que é Psicologia
TELLES, Maria Luiza Siqueira. O QUE È PSICOLOGIA. São Paulo: Brasiliense. 2003.
“A psicologia é uma ciência que procura compreender o homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com os outros pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida.” (p.09)
“Seu objeto tem variado ao longo do tempo e sua pré-história confunde-se com a própria historia da filosofia. No sentido etimológico, seria a ciência da alma ou o estudo da alma.” (p.09)
“Nos séculos XVIII e XIX, a mente era objeto de grande atenção por parte dos filósofos. Duas grandes correntes dominavam, então, o pensamento ocidental: o empirismo inglês e o racionalismo alemão.” (p.11)
“O Behaviorismo, uma das modernas correntes psicológicas, entende o homem como sendo uma caixa preta, considerando, portanto, sua mente e psiquismo como inacessíveis ao estudo da psicologia. Os behavioristas resumem tudo em Estímulos e Respostas. Para eles cada estímulo determina uma resposta especifica. E é só isto que se pode conhecer.” (p.15)
“Como estudo científico do comportamento, a Psicologia deve procurar alcançar três objetivos: a descrição, a predição e o controle do comportamento.” (p.17)
“È preciso ressaltar que o homem não seria capaz de fazer cultura e nem de pensar sem a linguagem.” (p.23)
“Sem a linguagem, tanto oral quanto escrita, teríamos estar eternamente recomeçando, pois não haveria como transmitir todo o acervo cultural que o Homem conquista em determinado momento histórico.” (p.23)
“Sem à linguagem, pois, não haveria esse meio social este processo de trocas, colocando como característica básica no aprendizado humano. A linguagem é, então, instrumento e produto social e histórico.” (p.24)
“Pelo simples motivo de que todos nós temos necessidades físicas, psíquicas e sociais que nos levam a agir em busca de satisfação ou redução de tensão.” (p.26)
“O Homem é, pois, ao nascer, apenas