Fichamento livro psicologia hospitalar, c, t.
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Jan Ramos
fichamento de livro para a Disciplina de Temas Emermergentes em psicologia
livro A SER FICHADO:
CAMPOS, T.C.P.; Psicologia Hospitalar: a atuação do Psicó- logo em Hospitais, São Paulo, 1995, Casa do Psicólogo, 112 p.
Marquês – São Paulo
2013
A autora aborda o ambiente hospitalar, não mais como um local somente de assistência, de prevenção e de cura; para ela está presente neste contexto, a idéia de local de pesquisa, de experiências, de formação e qualificação profissional, que privilegia não só a reciclagem dos profissionais, através de cursos, palestras, congressos, mas também reuniões quinzenais ou mensais para troca de experiências, de estreitar os vínculos, valorizando o respeito e a humildade entre as equipes de saúde e colaboradores; tudo isto visando o bem estar biopsicossocial do paciente, através de um serviço de qualidade e principalmente de humanização. Ela coloca a Administração Hospitalar, ocupando igualmente um grande papel de responsabilidade pelo planejamento da estrutura física, adequação dos ambientes, contratação de pessoal com formação e capacitação, que supra as demandas da região, pelas equipes de saúde, visando à prestação de serviço, de auxilio ao doente e seus familiares. Como conseqüência da dedicação e do trabalho bem feito, associado à humanização, esta também resultará em redução de custos, pois há diminuição da permanência dos pacientes nas instituições hospitalares.
CAMPOS (1995), traz a Psicologia no âmbito Hospitalar como uma facilitadora e não mais só mediadora entre as equipes de saúde, o paciente e os familiares. Mostra a necessidade que o paciente tem de ser tratado com respeito, carinho, atenção, desde a recepção, até sua reabilitação na alta. Este processo de recebimento, cuidado e manutenção, deverá privilegiar o bem estar não só do corpo, mas da mente,