Identidade visual
A História dos Clubes Cariocas.
TEMA:
Futebol.
OBJETIVO:
Criar um livro que atenda todos os públicos, atraente ao olhar, que ofereça melhor leitura e que apresente a informação da maneira mais clara e compreensível. Escolher uma fonte bem ajustada ao texto; projetar uma página primorosa, idealmente legível, com margens harmonicamente perfeitas, impecável espacejamento de palavras e letras; escolher corpos de tipo ritmicamente corretos para folhas de rosto e títulos, e compor as páginas em que há títulos de seção e de capítulos genuinamente belas e graciosas, no mesmo tom da página de texto.
PÚBLICO-ALVO:
Uma gama infindável de pessoas, de todas as idades e todas as classes sociais, o futebol é o esporte que mais move multidões em nosso país, e, quiçá no mundo, por isso o livro é voltado para todos os públicos, independente do sexo, região, idade e classe social.
ANÁLISE DE SIMILARES:
2.1.1- Gigantes do Futebol Brasileiro
Sua primeira edição foi lançada em 1965 e contava a história de 13 jogadores: Friedenreich, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas, Tim, Romeu, Zizinho, Jair Rosa Pinto, Heleno, Danilo, Nilton Santos, Garrincha e Pelé. Nesta segunda edição foram acrescidos mais nove perfis de craques brasileiros, são eles: Gerson, Rivelino, Tostão, Falcão, Zico, Romário, Ronaldo, além da inclusão de Ademir e Didi, figuras ausentes e muito cobradas anteriormente. E se tornariam 22 craques, caso os herdeiros de Jair Rosa Pinto autorizassem sua integração ao novo livro.
Análise:
Ao analisarmos o livro em mãos constatamos que o mesmo tem um vasto conteúdo, com seus textos prolongados e logo depois uma imagem com um grande destaque, funcionando assim na maioria dos capítulos por todo o livro, suas folhas não possuem características especiais, não sendo assim um diferencial no livro, sua capa ‘mole’ também torna o acabamento do livro bem simples. O destaque por si só fica mais realmente nos seus longos textos e suas belas imagens bem