Evolução do pensamento administrativo
Administração de mudanças é voltada para alcançar as metas que não podem ser atingidas pela administração do costume, trata dos fins, consiste nas ações que visam garantir a competitividade da organização e sua sobrevivência. Está preocupada com a visão de mercado da organização e com seus objetivos de negócios fundamentais. Enfoca a realização da mudança competitiva necessária para se obter ou manter sua posição no mercado. Uma área muito presente nas organizações contemporâneas, a mudança organizacional pode provocar alterações nas funções sociais, posicionamento no mercado, modificações nos posicionamentos estratégicos. É um processo natural que deve ser realizado com liderança, confiança e tempo.
Modelos de Mudanças
✓ Mudança Incremental Não é propriamente uma mudança, pois não gera grandes impactos. Na verdade são feitas adaptações na organização.
✓ Mudança Planejada Geralmente é empregada quando a empresa apresenta um bom desempenho. Como um planejamento precisa de estratégia é nela em que vão acontecer as reformulações.
✓ Mudança Emergente É contrária a idéia da Mudança planejada, é feita sem planejamento existindo complicações, no qual a empresa vai respondendo às ameaças e os desafios de acordo com os acontecimentos.
✓ Mudança Radical Tem por finalidade diminuir a deficiência no desempenho. Existem várias etapas e diversas operações que devem ser dada atenção. Tipos de Mudanças Aplicadas
✓ Mudanças Tecnológicas É relativa como a organização processa a atividade a ser desenvolvida, são desenvolvidas para aumentar a eficiência do processo de produção. A maneira da mudança deve ser feita de baixo para cima, ou seja, os empregados que compreendem os níveis hierárquicos mais baixos têm a habilidade de fazer essas mudanças.
✓ Mudança de portfólio de produtos As inovações em novos produtos não implicam somente em