Fichamento da primeira parte do livro Seis estudos de psicologia
FICHAMENTO
O desenvolvimento mental da criança (pp. 3 – 63).
Primeiro capítulo.
PIAGET, Jean, 1896-1980. Seis estudos de psicologia/ Jean Piaget; tradução Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva – 25.ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
“O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio.” (p. 3)“O desenvolvimento, portanto, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.” (p. 3)“o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável à edificação de um grande prédio” (p. 4)“O essencial dessas construções sucessivas permanece no decorrer dos estágios ulteriores, como subestruturas, sobre as quais se edificam as novas características.” (p. 5)“ A criança, como adulto, só executa alguma ação exterior ou menos inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e este se traduz sempre sob a forma de uma necessidade” (p. 6)
“Por exemplo, a fome ou a fadiga provocarão a procura do alimento ou repouso. O encontro do objeto exterior desencadeará a necessidade de manipulá-lo;” (p. 6)“Inversamente, a ação se finda desde que haja satisfação das necessidades, isto é, logo que o equilíbrio – entre o fato novo, que desencadeou a necessidade, e a nossa organização mental, tal como se apresentava anteriormente – é reestabelecido.” (p. 6)“A ação humana consiste neste movimento contínuo e perpétuo de reajustamento ou de equilibração.” (p. 7)“toda vida mental e orgânica tende a assimilar progressivamente o meio ambiente, realizando esta incorporação graças às estruturas ou órgãos psíquicos, cujo raio de ação se torna cada vez mais amplo.” (p. 7)“O desenvolvimento mental aparecerá, então, em sua organização progressiva como uma adaptação sempre mais precisa à realidade” (p. 8)“Desde o início, os reflexos