Fichamento livro - o que é psicologia social
INTRODUÇÃO: PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL.
“O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente.” (p. 8).
“Esta influência histórica-social se faz sentir, primordialmente, pela aquisição da linguagem. As palavras, através dos significados atribuídos por um grupo social, por uma cultura, determinam uma visão de mundo, um sistema de valores e, conseqüentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes.” (p. 9).
“Assim podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais, e são, justamente, estes aspectos que se tornaram o enfoque da Psicologia Social.” (p. 10).
“a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.” (p. 10).
“Inicialmente, veremos como somos determinados a agir de acordo com o que as pessoas que nos cercam julgam adequado” (p. 10).
“Num segundo momento, analisaremos como se forma a nossa concepção de mundo e das coisas que nos cercam, através da linguagem” (p. 11).
“Em terceiro lugar, uma análise de instituições como família, escola, levando à reprodução das condições sociais, e em que circunstâncias elas podem propiciar o desenvolvimento da consciência social.” (p. 11).
“Uma ênfase especial será dada para o trabalho humano, na sua relação com as classes sociais.” (p. 11).
“em seguida, veremos como a Psicologia Comunitária propõe uma ação educativa e conscientizadora pelo desenvolvimento de relações comunitárias.” (p. 11).
“Por último, veremos como a Psicologia Social tem se desenvolvido como ciência, em outras partes do mundo e, principalmente, no Brasil de hoje.” (p. 11).
COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS
Os Outros
“em relação a todos existem expectativas de comportamentos mais