Al 1.5 − a cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos
AL 1.5 − “A Cor e a Composição Quantitativa de Soluções com Iões Metálicos ”
Título: Determinação do Ferro em Águas Naturais
• Objetivos: * Medir e comparar as absorvâncias de várias soluções de concentração conhecida com a amostra a estudar. * Aplicar a lei de Beer-Lambert para a determinação da concentração de Ferro numa água férrica. * Traçar uma curva de calibração a partir da medição e comparação de várias soluções de concentração conhecida. * Determinar o teor total do Ferro numa amostra de água para consumo humano e comparar com os valores legislados.
• Fundamentos Teóricos:
* O Ferro nas Águas Naturais: Um dos parâmetros usados para a caracterização de uma água própria para consumo humano é a presença de total em Ferro (soma de Fe2+ com Fe3+).
→ O Ferro pode ter duas origens: * Ser de Origem Natural: O Ferro está presente numa grande quantidade de solos nas formas insolúveis, e, na ausência de O2, está dissolvido na forma solúvel. Se a água que contém o Ferro na sua forma reduzida for exposta ao ar atmosférico (que obviamente contém O2), o Ferro volta-se a oxidar à sua forma insolúvel, o que pode levar ao aparecimento de cor acastanhada na água. * Resultar da Degradação de Canalizações: Na presença de humidade, os átomos de Ferro vão oxidar (ceder eletrões), visto que o oxigénio tem maior poder oxidante que o Ferro (menor p.n.r), vai ceder 2 eletrões para duas moléculas de água e consequentemente o Oxigénio vai reduzir (recebe esses 2 eletrões), sendo a água essencial pois vai funcionar como eletrólito. Esta reação de oxidação-redução vai originar Hidróxido de Ferro (II):
Fe2+ (aq) + 2 OH- (aq) → Fe(OH)2 (s)
Este precipitado vai ser imediatamente oxidado pelo oxigénio, formando uma substância castanha, a Ferrugem: Fe2O3 . x H2O. Todo este processo vai resultar numa corrosão da tubagem de Ferro e na sua consequente degradação.
* O