OS PAIS FUNDADORES
OS PAIS FUNDADORES – DE KEATS À HOLLYWOOD IDA E VOLTA
John Keats (1795-1821) foi poeta inglês. Considerado um dos maiores nomes da segunda geração romântica na Inglaterra.
Em pouco tempo de vida escreveu obras muito importantes. Escreveu os mais belos poemas da língua inglesa, entre eles "Onde a uma Urna Grega". Sua obra divide-se entre as freqüentes referências à morte e um intenso sentimento de prazer com a vida. É influenciado pelos poetas gregos do período helênico como Homero, bem como pelos poetas ingleses do século XVI, que persegue a perfeição estética.
Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo romântico, por imagens vibrantes, de grande apelo sensual, e pela expressão de aspectos da Filosofia Clássica.
SLIDE 2
A NATAÇÃO DE SHELLEY E AS ROUPAS DE OSCAR
SHELLEY era também entusiasmado com a luta grega pela independência, e muitos dos seus grandes poemas relacionam o esforço para escapar dos moribundas correntes da convenção social e da opressão política com a imagem ideal de uma Grécia livre.
A Morte de Shelley na água, trona-se parte da sua própria mitologia na tentativa de ser um grego. Nadar significava se exercitar e se esforçar como um herói grego ou romano.
OSCAR WILDE – Vestir-se como um grego e posar com um sorriso confiante e com um pé sobre as antigas pedras da Grécia, codificava um ato de projeção do ¨¨eu altamente elaborado¨¨ - estilo de apresentação pessoal que caracterizava mais tarde a carreira de WILDE.
SLIDE 3
Mármores de Paternon – Mármores do Elgin
O Museu é uma história do passado, conservada como relíquia, Os Mármores do Elgin, os frisos que uma vez decoraram o Paternon na Acrópole da Atenas de Péricles, constituem o objeto central de uma exibição que resume tanto o poder simbólico do império Britânico, como a nostalgia européia por um Grécia imaginária.
Os mármores do Partenon, também conhecidos como mármores de Elgin, são uma grande