Bario
Todos os compostos de Bário que são solúveis em água ou em ácidos são venenosos. O sulfato de bário é usado como contraste em radiografias de estômago e intestino. Este procedimento não apresenta perigo, já que este sulfeto é insolúvel, ou seja, não vai ser absorvido pelo estômago. Os sinais e sintomas de intoxicação por bário são:
O sulfato de bário tem a capacidade de absorver radiação e por isso é útil como carreador de rádio (Rd) em usinas nucleares, ele é facilmente oxidável pelo ar. Os compostos de bário são usados em pequenas quantidades para a produção de tintas e vidros, e também em foguetes pirotécnicos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O bário é um elemento metálico quimicamente semelhante ao cálcio, contudo é macio e, na forma pura, apresenta aspecto branco prateado semelhante ao chumbo. Este metal oxida-se muito facilmente quando exposto ao ar e é altamente reativo com água ou álcool. Alguns dos compostos de bário são notáveis pela elevada massa específica, como o sulfato de bário ,BaSO4, ( barita ).
O Bário (Ba) é um elemento químico da segunda família da tabela periódica. Está inserido entre os alcalinos terrosos e seu número atômico é 56.
O bário é semelhante em aparência ao Cálcio e possui um aspecto fluorescente quando em contato com combustíveis, sendo altamente oxidável em contato com o ar e inflamável quando dividido. Em razão disso, seu armazenamento é realizado em hidrocarbonetos sem oxigênio.
Possui diversos isótopos, mais de 16 deles, sendo que sete podem ser encontrados na natureza
O bário ocorre na natureza somente na forma combinada e as principais são a barita (sulfato de bário