jogos e brincadeiras
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA
Disciplina: Metodologia de Ensino e Pesquisa em Jogos e Brincadeiras
Fichamento do texto: “EXERCÍCIOS DE SER CRIANÇA”: Corpo em movimento e a cultura lúdica nos tempos-espaços na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis ou “Por que toda criança precisa brincar (muito)?”.
“Por que toda criança precisa brincar (muito)?”. É através das brincadeiras que elas aprendem a escolher, aprendem a imaginar, aprendem a perseverar, aprendem a imitar, aprendem a criar, aprendem a descobrir, aprendem a confiar em si, aprendem a fantasiar, a inventar, a partilhar, entre outras.
Florestan Fernandes reconhece a cultura infantil como uma cultura constituída de elementos culturais específicos das crianças e caracterizados por sua natureza lúdica, fato este que reafirma a ideia da criança como “criadora de cultura” e não ser culturalmente passivo.
Na atualidade, há uma grande ênfase nos cuidados e estudos sobre o corpo, provavelmente, pela emergência de um projeto de libertação deste, principalmente, considerando-se a sua utilização como instrumento privilegiado de controle, opressão e censura das condutas humanas, como por exemplo, no mundo do trabalho, educação, lazer, saúde e em outras instâncias da vida cotidiana.
Com efeito, o corpo em movimento das crianças pequenas, produz conteúdos/linguagens durante o processo de desenvolvimento infantil, os quais não estão dissociados das possíveis mediações com as políticas do corpo dos adultos, da família, da mídia e da sociedade como um todo.
A cultura corporal pode ser compreendida como o objeto de estudo que abarca o acervo deformas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, constituindo-se em um vasto campo de expressões corporais e de significativas formas de movimento humano, exteriorizadas pela expressão corporal, que se manifestam através dos jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismo,