Jogos e brincadeiras
A importância do brincar na educação infantil
Introdução
Muitas vezes pensamos que as crianças são adultos que ainda não cresceram, mas elas tem características próprias para se tornar um adulto, ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. E ela precisa do apoio da família e da escola.
Rousseau acreditava que a criança é uma criatura especial com especificidades, características e necessidades próprias.e é por isso que a uma grande necessidade de fazer com que a criança brinque e aprenda de forma lúdica.
A brincadeira na educação infantil é muito importante pois, alem de trabalhar o grupo em sala de aula pois assim a criança cria um vinculo com seus colegas alem disso é através de brincadeiras que se trabalha a imaginação, alem disso podemos trabalhar características próprias da criança.
Alem de todos esses fatores existe também o fator físico, pois hoje em dia as crianças só pensam em computador, jogos , televisões por isso é muito importante trabalhar com algo que use o corpo e que desenvolva o raciocineo das crianças.
A importância do brincar na educação infantil
Brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil, pois para o aluno há uma necessidade de se movimentar e também é necessário que ele possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, ao diferenciar o trabalho da brincadeira a humanidade observou a importância da criança que brinca. Começando a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, a possibilidade da criança compreender o pensamento e linguagem do outro. É