Endomarketing
Segue abaixo os nomes fictícios dos personagens envolvidos no case.
Gerente
Analista 1
Analista 2
Coordenador
Os personagens trabalhavam juntos a 8 anos e a empresa nunca notou qualquer desvio de conduta no relacionamento entre eles. Porém, o Departamento de Recursos Humanos recebeu uma carta anônima que acusava o Sr. Gerente de comportamento abusivo contra os seus subordinados, o autor da carta menciona que em virtude destas agressões os funcionários tiveram queda de produtividade e uma queda da auto-estima.
Motivada pelo teor da carta anônima o Departamento de Recursos Humanos, abriu uma sindicância interna para apurar as denúncias contra o Gerente, onde colheu-se os depoimentos de todos os envolvidos. Segue abaixo um breve resumo das declarações de cada personagem.
Analista 1
Trabalhando na empresa desde 1995 a Analista 1, sempre reportou diretamente para o Coordenador e em muitos trabalhos eram realizados com o Gerente. Ela declara que não tem inimizade com o Gerente e muitos menos quer prejudicá-lo, porque ele é um excelente profissional com avançado conhecimento técnico, ela gostaria apenas que fosse tratada com dignidade, pois desde o início da relação laboral entre ela e o Gerente, o mesmo já tinha uma postura de arrogância com os subordinados e colegas , utilizando-se de maneiras abrupta e rude, em tentativas de diminuí-los, chamando a atenção dos subordinados em publico, através de gritos, palavras de maldição e atitudes agressivas sem sentidos contra os subordinados dele, que ele chamava de estúpidos, incompetentes, mudos, entre outros “adjetivos”.
No decorrer do seu depoimento a Analista 1 informou que foi a autora da carta anônima, ela também disse, que estava cansada da forma como vinha sendo tratada e que dependia do emprego para sustentar a família, porém, gostaria que empresa tomasse alguma atitude sobre o assunto. Segundo ela essa foi uma