Jogos e Brincadeiras
Para obter resultados satisfatório na educação das crianças, é necessário entender as diferenças entre os jogos e brincadeiras para o desenvolvimento motor infantil, e a utilização dos jogos e brincadeiras apenas para o lúdico. Somente assim seremos capazes de proporcionar um aprendizado significativo para as crianças.
Os jogos e as brincadeiras devem fazer parte da infância de toda criança, pois além de aperfeiçoar no desenvolvimento motor da criança proporcionam divertimento e alegria. Ao mesmo tempo auxilia na concentração, na criatividade, no raciocínio e no relacionamento. É papel da educação é formar pessoas críticas e criativas, que criem, que inventem, descubram, que sejam capazes de construir conhecimentos, que tenham o conhecimento da importância da pratica da atividade física para que no futuro possa ser um adulto ativo fisicamente.
Muitas são as questões que envolvem a Educação Física atualmente. Como as questões relativas a sua função como disciplina curricular, sua legitimidade e principalmente relativas ao grau de relevância de seu currículo.
.
Como sabemos que não é só a educação que passa por este momento de discussão de valores, torna-se mais simples entender que qualquer instituição passa por processos sociais que visam sua transição para padrões mais modernos que venham a atender novas demandas que surgem a partir do progresso e do desenvolvimento tecnológico causado pelo mesmo.
Partindo desse pressuposto, discutiremos uma questão restrita a uma das ramificações da Educação Física que é a Educação Física Escolar e seus conteúdos pedagógicos, observando a utilização ou não de instrumentos educacionais que, ao nosso ver são de fundamental importância: os jogos e brincadeiras infantis.
Podemos dizer que a não utilização destas atividades pode ser explicada pelo alto grau de esportivização em que a Educação Física está