Jogos Olímpicos
LEANDRA EURÍPEDES FERREIRA MELO
JOGOS OLÍMPICOS
UBERABA - MG
2014
*Quais os objetivos dos jogos olímpicos?
O objetivo dos jogos olímpicos é promover a paz e amizade entre os povos
*Quais os critérios para que uma modalidade seja considerada olímpica?
O órgão encarregado de decidir se um esporte entra ou não no programa olímpico é o COI – Comitê Olímpico Internacional.
Basicamente, um esporte é considerado olímpico se for praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes. Porém, mesmo que um esporte atenda a esse requisito, o esporte pode não ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos, pois o número de esportes não pode ser muito grande, já que aumentando o número de esportes olímpicos, aumentaria também o número de atletas, o que poderia tornar inviável a organização de uma Olimpíada.
Logo, o COI definiu que para um esporte entrar no programa olímpico, outro esporte tem que sair. Essa decisão de quem entra ou sai é realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, que analisa cada modalidade.
Depois de tudo decidido, o esporte só poderá ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos de uma Olimpíada, com no mínimo sete anos de antecedência dos Jogos dessa Olimpíada.
*Relacionar as data e os países sedes dos jogos olímpicos desde a sua origem até hoje.
- Grécia Antiga: o início dos Jogos Olímpicos antigos é 776 a.C., que é baseada em inscrições, encontradas em Olímpia, dos vencedores de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos a partir de 776 a.C. Os Jogos Olímpicos chegaram ao seu apogeu entre os séculos VI e V a.C., mas, depois, perderam gradualmente em importância enquanto os romanos ganharam poder e influência na Grécia. Segundo alguns autores, o declínio do espírito olímpico não se inicia no período romano e sim no período helenístico. Uma das causas mais importantes para se