Jogos na Educação Infantil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
erika dos santos godinho fonseca alcântara trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
02413000
Anápolis - GOIÁS
2014
erika dos santos godinho fonseca alcântara trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Ensino de Natureza e Sociedade, Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão. Profs. Keila Tatiana Boni, Rosely Montagnini, Andréia Zompelo e Vilze Vidotti.
Tutora eletrônica: Débora Storti Pereira
Tutor(a) de sala: Caroline de Jesus Pires
Anápolis - GOIÁS
2014
Introdução
Nesta produção textual trataremos da importância da utilização de uma ferramenta muito séria e imprescindível para o pedagogo que atua na educação básica, especialmente na modalidade creche que contempla a fase que vai de zero a seis anos de idade, momento tão especial na vida da criança, onde a mesma permanece até oito horas diárias sob o olhar observador e orientador do professor de Educação Infantil.
Nesta fase, da Educação Infantil, o lúdico da criança é muito presente. O cotidiano desta criança na idade de 2 a 6 anos se resume em brincar. E é brincando que ela estabelece suas relações com o meio que a cerca, com os outros e até mesmo com elas mesmas.
Desenvolvimento
O pedagogo que lida direta ou indiretamente com alunos que encontram na modalidade creche da educação infantil deve estar muito bem informado sobre o processo de ensino aprendizagem nesta etapa. Além de ser necessário um perfil específico, que não tem nada a ver com instinto materno, e sim com habilidades emocionais específicas como sensibildade; experiências na área, profissionalismo e compromisso. O reflexo deste trabalho é percebido por todos na escola ou creche, pelos familiares e inclusive, num aspecto que não se limita àquele ano letivo, mas em todo o decorrer da educação