Jogos na educação infantil
MARLENE GUIMIEIRO MAGALHÃES SOBRAL - RA-66666
RESUMO
O Presente estudo teve por finalidade investigar a pratica pedagógica do professor e a importância dos jogos de Educação Infantil, ao serem incentivadas a estabelecer uma relação funcional dos mesmos na formação de conceitos. Dessa forma, parte-se da concepção de que os jogos, na Educação Infantil, são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Jogos. Educação Infantil .
Introdução
Crianças gostam de jogos e surge a necessidade de educadores repensarem a metodologia e os recursos utilizados em sala de aula para que elas possam conhecer e desenvolver o jogo como atividade pedagógica, visto que este auxilia no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos da educação infantil, além de ajudá-las na construção de noções e conceitos e no desenvolvimento de habilidades.
Nesse trabalho será descrita primeiramente a análise da educação infantil tal como é feita na prática da sala de aula. Depois, os estágios do desenvolvimento cognitivo do ser humano para que se compreenda o estágio pré-operatório, em que a criança manifesta um comportamento específico e diferente dos outros estágios. Serão enfatizadas a criança e a escola desde o início comparando com os dias atuais e os avanços conquistados com a LDB 9.394/96.
Depois, será ressaltado o movimento, relevante na pré-escola , visto que as crianças nessa fase utilizam a linguagem corporal como forma de comunicação. Atividades como a música, a dança e o teatro podem ser desenvolvidas auxiliando no desenvolvimento do potencial da criança.
Por último verificar-se á e a importância dos jogos educacionais em sala quando bem utilizados. A participação da criança torna-se bastante estimulada, pois surgem as regras e a competitividade. A parceria família-escola não será esquecida, a fim de que o jogo se torne um