Jogos na educação infantil
Márcia R. da Silva RA: 4974921766
Marly Cavalier RA: 4362845445
Poliana Eva Figueiredo RA: 4979934269
Regiane Sebastião RA: 4518852136
Rita de Cássia Colen RA: 4523865343
LEITURA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS
Introdução A leitura é fundamental para a aprendizagem do ser humano. É um modo de desenvolver melhor o vocabulário, tanto falado quanto escrito. Com o hábito da leitura obtemos conhecimentos, trabalhamos o raciocínio e a interpretação tornando-a mais ampla e diversificada.
Mas para se obter um bom resultado dessa relação autor-texto-leitor é preciso fazer uso de estratégias para ler, escrever, interpretar e conseguir entender os reais significados que o autor quer transmitir. O que exige do leitor conhecimentos sobre leitura, texto e recursos lingüísticos.
Naspolini afirma que “o trabalho de interpretação do mundo e dos textos letrados começa bem antes de a criança entrar na escola e se estende por toda a vida”.
Concepções de Leitura
Estratégias de Leitura, Leitura e Produção de Sentidos.
É importante ter um conhecimento sobre conceito de leitura, entender o papel do homem em relação ao texto e como ele acontece. Ter informações para interpretar tudo que acontece na interação entre leitor e texto na construção dos sentidos. Um dos pontos importantes é que para se fazer uma boa leitura é necessário se ter um conhecimento prévio do mundo, para poder se posicionar de uma determinada forma ao ler um conteúdo.
A leitura para quem escreve é uma ferramenta de linguagem que serve para interpretar seus pensamentos, seus sentimentos (foco no autor), onde o autor é senhor de suas ações e de suas palavras. Essa leitura então vem a ser uma atividade onde o leitor capta as idéias do autor. Mas o significado da leitura não vem a estar na soma de palavras que o compõem, mas sim na atividade de raciocínio e inferência que o leitor venha a fazer de forma continua na leitura ao perceber