jogos empresariais
MBA em Gestão Estratégica de Negócios
APRENDIZADO E CRESCIMENTO
Adilson Braga Fontes RA: 8281096929
Bianca Bataglia Bridi RA: 8281087270
Cassiano Salles RA: 8281124088
Demétrius Narciso Rodrigues RA: 8281124850
Juliana Gomes RA: 8281087347
Setembro de 2009
RESUMO
O presente artigo aborda os jogos de empresa como ferramenta de aprendizado no treinamento de colaboradores, no desenvolvimento de suas funções e habilidades como tomadores de decisão, usando elementos estratégicos ancorados na metodologia do Balanced Scorecard. A aprendizagem por meio dos jogos é colocada como fator de alta relevância para que os aprendizes internalizem os conceitos pretendidos. Um jogo é proposto para um público especifico a fim de fomentar nos participantes o sentido de cooperação e a aplicação de estratégias.
Palavras-chave: Jogos de empresa; aprendizado, Balanced Scorecard
INTRODUÇÃO
O desempenho de uma organização é medido friamente pelos números apresentados no final de cada ciclo, os resultados mostram o quão melhor ou pior em relação a seus concorrentes a empresa foi. A melhoria no desempenho é meta perseguida e é questão estratégica para a empresa. Todos os esforços micros convergem para o resultado final. O Balanced Scorecard é metodologia utilizada na concretização desta convergência, cuja abordagem sintética será feita por este trabalho. A abordagem será feita sobre um aspecto do Balanced Scorecard, harmonizando os seus conceitos à técnica de jogos de empresas, de forma a gerar nos colaboradores um grau maior de aprendizado e absorção dos objetivos apresentados pela empresa. O jogo de empresa aborda, de certa forma, questões micro e pontuais a fim de colaborar para o bom desempenho da organização.
1. APRENDIZADO E CRESCIMENTO
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia bastante difundida no meio acadêmico e organizacional, desenvolvida pelos professores