Jogos educativos na informatica
Jogos educacionais
Quando se pensa em computador na educação, provavelmente pergunta-se:
Como seria o uso inteligente dessa máquina na educação?
Seria repetir o que o professor tradicional faz nas salas de aulas com uma lousa, isto é, passar as informações aos alunos, avaliar e administrar as atividades propostas e realizadas pelo aluno, como se o computador fosse um clone do professor, ou a utilização do computador na educação de forma inteligente, seria incluir mudanças no sistema atual de ensino, fazendo com que este fosse utilizado pelo aluno como uma ferramenta para a construção do conhecimento, possibilitando a ele criar, pensar e manipular a informação?
O computador surge como um meio auxiliar alternativo de ensino, um recurso a mais para a diminuição das carências, deve ficar claro que a utilização inteligente do computador é a maneira como é concebida a tarefa em que ele será utilizado.
O uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional, dando oportunidade às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos. A informática na educação possibilita ao aluno a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação e troca de resultados.
A participação do computador dentro das salas de aulas, pode ser visto como um mundo muito novo, onde conceitos podem ser ensinados aos alunos de formas nunca antes imaginados através de sistemas audiovisuais, utilizando-se de sons e imagens, transformando assim a sala de aula em um laboratório virtual. A partir deste novo contexto de ensino-aprendizagem, tanto o aluno quanto o professor obtêm resultados positivos.
É comum entre as formas de utilização do computador na educação Jogos educacionais. A pedagogia por trás desta abordagem é a de exploração auto-dirigida ao invés da instrução explícita e direta.
Educadores defendem a idéia de que a criança aprende melhor quando ela é livre para