Jogos dramáticos e psicodrama
Metodologia Para a realização do trabalho foram necessárias a leitura de um livro como base e pesquisa complementar via internet de artigos relacionados ao tema.
Justificativa Como graduandos em Terapia Ocupacional, é importante entender o conceito de psicodrama e jogos dramáticos e suas dimensões, para assim, podermos aplicá-lo em um futuro próximo, se trabalharmos coordenando um grupo. Dessa forma, saberemos como promover uma melhor interação entre os participantes e uma forma de fazer que as interrupções não atrapalhem o desenvolvimento da tarefa, lidando com os possíveis problemas que possam surgir.
Introdução
Desde a criação do ser humano, ele passa a maior parte do tempo de sua vida interagindo e convivendo com distintos grupos, estabelecendo assim vínculos diversos. Estes grupos se iniciam no próprio contato familiar do indivíduo, assim que ele nasce, e no decorrer dos anos há uma ampliação destes, ao incluir-se no convívio escolar e social.
A prática psicodramática, em suas inúmeras modalidades, começa pelo envolvimento das pessoas com o tema ou com a experiência a ser vivenciada, através de lembranças ou histórias do cotidiano dos indivíduos.
Jacob Levy Moreno foi o responsável pela criação, implantação e divulgação do mesmo, sendo o maior referencial teórico até os dias atuais.
1. Psicodrama
Jacob Levy Moreno criou o Psicodrama a partir de sua experiência na ala de psiquiatria de um hospital, onde trabalhou quando se formou em medicina. Criou o Teatro Dramático de Viena/Áustria, que seria uma nova modalidade de expressão catártica instrumentada no exercício da espontaneidade e fundamentada na "Teoria de Papéis". Com isso, surgiu o Método de abordagem dos Conflitos Interpessoais no âmbito do grupo, que