Dinâmica de grupo e relaçoes humanas
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Dinâmica de grupo e relações humana
Resumo apresentado à disciplina “Dinâmica de Grupo e Relações Humanas”, ministrada pela professora Cybelle Ramalho para obtenção de nota no curso de graduação em Habilitação e Formação em Psicologia, da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
RESUMO DO LIVRO “PSICODRAMA E DINÂMICA DE GRUPO”
1.Introdução:
O que é dinâmica de grupo?
A expressão “dinâmica de grupo” surgiu pela primeira vez no contexto científico em 1944, num artigo de Kurt Lewin, quando este publicou um estudo destinado às relações entre a teoria e a prática na psicologia social. O objetivo do estudo da dinâmica de grupo, que é um ramo da psicologia social, advém em estudar a natureza (ou estrutura) dos pequenos grupos; a dinâmica da vida grupal e o seu funcionamento, assim como seu método de desenvolvimento, fenômenos e princípios que lhe regem, as forças psicológicas e sociais que lhe influenciam (como por exemplo, forças de atração, rejeição, coesão, a liderança etc). Segundo o criador do termo “Dinâmica de grupo” e seu principal pesquisador, Kurt Lewin (1890-1947), a preocupação central com o estudo dos pequenos grupos em suas dimensões mais concretas e existenciais, é atingir a autenticidade nas suas relações, a criatividade e a funcionalidade nos seus objetivos; para isto, é importante descobrir que estruturas são mais favoráveis, que clima de grupo permite isto, que tipo de liderança é mais eficaz, que técnicas são mais funcionais e facilitadoras, como se dão os mecanismos de atração e rejeição interpessoais etc. (aput RAMALHO & MAILHIOT,1991).
As principais teorias que ampliaram o estudo da dinâmica de grupo, além da teoria de campo, de Kurt Lewin, foram: a) teoria socionômica (que inclui a sociometria, a sociodrama e a psicoterapia de grupo), de Jacob Levy Moreno; b) teoria da interação, de Bales; c) teoria dos sistemas (de Newcomb, Miller etc.); d) teoria psicanalítica (de