Dinâmica de grupo e relações humanas
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Luana Cristina Silva Santos
RESUMO DO LIVRO “PSICODRAMA E DINÂMICA DE GRUPO”
São Cristóvão, 04 de Março de 2013
Luana Cristina Silva Santos
RESUMO DO LIVRO “PSICODRAMA E DINÂMICA DE GRUPO”
Resumo apresentado à disciplina “Dinâmica de Grupo e Relações Humanas”, ministrada pela professora Cybelle Ramalho para obtenção de nota no curso de graduação em Habilitação e Formação em Psicologia, da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
São Cristóvão/SE
2013
Resumo do livro ‘Psicodrama e Dinâmica de Grupo’
O livro psicodrama e dinâmica de grupo objetiva apresentar “a modalidade sócio psicodramática de trabalho com dinâmica de grupo” tanto do ponto de vista teórico como prático, de forma didática e esclarecedora. Dividido em cinco capítulos, traz desde alguns conceitos básicos até sua aplicação em vários campos.
O primeiro capítulo faz um aporte histórico e conceitual acerca do que é dinâmica de grupo e como esse conceito foi tratado e construído no decorrer do tempo por diferentes teóricos. O objetivo do estudo da dinâmica de grupo é estudar a natureza, a dinâmica, o funcionamento, o processo de desenvolvimento, os fenômenos, os princípios e as forças psicológicas e sociais que regem a vida grupal. Termo criado por Kurt Lewin, apareceu pela primeira vez no contexto científico em 1944, a dinâmica de grupo tem como preocupação central atingir a autenticidade nas relações grupais, a criatividade e a funcionalidade de seus objetivos. Assim, sua questão básica é descobrir como se formam e se desenvolvem os grupos, como declinam e como influem no comportamento de seus membros.
A visão filosófica da compreensão dos pequenos grupos vista em Platão e Aristóteles vai, no século XX, ser abandonada e dar vez ao estudo experimental; no início do século há o predomínio de 3 correntes: individualista, com ênfase n os determinantes inconscientes do comportamento/psicanálise;