Trabalho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANIEL - CLAUDIO - RENATO - THIAGO
DINÂMICA DE GRUPO E CONTEXTUALIZAR A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIALIZADA
LAGES 2014
INTRODUÇÃO
Num mundo onde qualquer produto precisa ter mais e mais serviços agregados, para realmente ser competitivo, a ação de pessoas reunidas em grupos de alto desempenho passou a ser determinante. E não há pessoas integradas se não houver a alta capacidade de relacionamento. A dinâmica de grupo constitui um campo de pesquisa voltado ao estudo da natureza do grupo, ás leis que regem o seu desenvolvimento e ás relações indivíduo-grupo, grupo-grupo e grupo-instituições.
A experiência de Hawthorne veio demonstrar que o pagamento, ou recompensa salarial, não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador. Elton Mayo e sua equipe passaram a chamar atenção para o fato de que o homem é motivado por recompensas sociais, simbólicas e não materiais.
DINÂMICA DE GRUPO Dinâmica de Grupo é a “soma de interesses” dos componentes do grupo e que pode ser “ativada” por meio de estímulos e motivações no intuito da maior harmonia e melhor relacionamento humano. Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar ás pessoas comportamentos novos aravés da Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conhecimentos.
O que se espera alcançar de resultados, com a utilização da Dinâmica de Grupo? Vejamos, portanto, alguns objetivos bem gerais:
a) Desinibir a capacidade criadora dos participantes, levando-os a se tornarem bastantes desenvoltos;
b) Aumentar as transformações no grupo, alterando a sua produtividade;
c) Aumentar a coesão do grupo;
d) Proporcionar um aperfeiçoamento do trabalho coletivo, procurando atingir, através dos grupos,