Jogos Do Poder
Departamento de Administração
Disciplina: Aplicativos de Gestão Integrada
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Aluno(s): Paulo Cezar Bispo da Silva
Paper nº 03
“Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer.”
Dwight Eisenhower
Síntese
O case é muito interessante, pois, trata-se de uma ocorrência comum no dia a dia das organizações, como balancear o poder fornecido pela autoridade formal com a informal motivando os colaboradores, assim, ao conciliar o texto “Sobre poder” com o texto “As 48 leis do poder”, chega-se à conclusão que gerenciar a tomada de decisão é uma tarefa árdua, pois ela envolve inúmeras variáveis como o grau de autoridade e a gestão de pessoas.
Referencial
Muitas vezes o conceito de autoridade é entendido e praticado erroneamente,
Segundo Tourinho (1981, p.58) chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, “dirige um grupo com a colaboração dos seus membros”.
Chefe é aquele que dispõe de autoridade formal mediante a investidura em cargo previsto na estrutura orgânica, decorrente do estatuto da instituição, e cujas atribuições outorgam capacidade para representa-lo, deliberar e decidir dentro das limitações de sua competência. Na prática é quem manda, tendo alguma forma de poder e possibilidade de coagir alguém para realizar determinada tarefa ou missão. (FARIA, 1982, p. 4). Para CHIAVENATO (1999, p. 555): "o poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas podem resistir". Define-se autoridade como um poder legítimo, formal; é o poder que tem uma pessoa em decorrência do papel, cargo ou posição que ocupa na organização. Esse tipo de poder segue a posição hierárquica. Outra base do poder é o da pessoa, o poder do líder, ou seja, é o poder