Jogos de empresa
Jogos de Empresas – 2011/2 - Conceitos e posicionamento histórico dos jogos de empresas
Origem: Os jogos como instrumento de educação e desenvolvimento de habilidades teriam surgido na China por volta de 3.000 anos A.C. com os “Jogos de Guerra” chamados de Wei-Hai e na Índia Chaturanga.
Estes jogos de guerra evoluíram para os jogos empresariais como o pioneiro Top Management Decision Simulation, desenvolvida para American Management Association (AMA) com foco no mercado.
Como instrumento de aprendizagem os jogos foram utilizados para treinar executivos da área financeira nos EUA na década de 50. Desde então o uso de jogos empresariais nas academias nos Estados Unidos cresceram até chegar ao Brasil por volta de 1980. (GRAMIGNA, 1983).
Conceito: Jogos de empresas são simulações do ambiente empresarial tanto em seus aspectos internos como externos, que permite a avaliação e a análise das possíveis conseqüências decorrentes de decisões adotadas pelos participantes. (ROCHA, 2003).
O jogo traduz ou reflete muito do real, cotidiano, vivenciado pelas pessoas, enquanto membros de grupos, nas diversas áreas e situações onde estão inseridas. (Albigenor&Militão).
Jogo: Conjunto de peças que servem para jogar; passatempo recreativo sujeito a certas regras; estilo de jogar numa competição; competição ou série de competições caracterizada por exercícios e disputas com direito a prêmios. (SACCONI).
Simulação: é a representação da realidade em que abrange apenas conteúdos da situação real que seja relevante para o objetivo proposto.
Portanto jogos de empresas são:
* Modelos dinâmicos de simulação de situações da área empresarial; * Atividade fortemente vinculada à tomada de decisão; * Técnica educacional dinâmica geradora de experiência de aprendizado; * Elo entre a vivência passada e o ambiente empresarial com os conteúdos da academia (universidade); * Possuem componentes de jogos