Jogos Cooperativos e Competitivos
Os Jogos Cooperativos auxiliam na autoestima, fazendo com que seus participantes se aceitem do jeito que são e que confiem em si mesmos e também nos outros.
A competitividade não existe, pois ganhar ou perder não é importante, mas sim todo o processo de um jogo.
Desde crianças até adultos podem participar de Jogos Cooperativos, que incentivam no trabalho em grupo e na colaboração de cada membro do mesmo, pois o mais importante é o que cada um tem a oferecer no momento da atividade.
Jogos Competitivos tem por objetivo incentivar seus participantes a competir entre si. Porém, neste jogo também há uma face educativa, onde procura-se destacar que ganhar ou perder não importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
Nos Jogos Cooperativos são disputados diferentes tipos de jogos, que requerem habilidades distintas, como inteligência, habilidade, para que o lado competitivo seja estimulado, mas a atividade principal é o raciocínio.
Entretanto, um grande problema que procura ser evitado nos jogos competitivos, pode vir a ocorrer: os participantes entrarem em grande rivalidade e o objetivo principal se tornar ganhar, o que os leva a agir de maneira angustiada e agressiva.
Jogos Cooperativos e Competitivos possuem algumas coisas em comum. Em ambos, a ideia de que vencer ou perder não importa, prevalece. Entretanto, muitas são suas diferenças.
A principal delas é que, nos Jogos Cooperativos, a ideia de cooperação, ajuda e compreensão, são essenciais, de forma que todos devem aprender a aceitarem-se a si mesmos e serem autoconfiantes e possuírem autoestima. Já nos Jogos Competitivos, é incentivada a competitividade e, embora haja um cuidado para que a importância do jogo não se torne