Jogos Competitivos
Definição
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum. Em jogos competitivos é ideal que sejam usados diferentes tipos de jogos que requerem habilidades distintas. Raciocínio
Intelectual
Reflexos Rápidos
Estratégia
Um dos problemas deste tipo de jogos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, se eles sentirem que a sua aceitação depende de vencer ou perder, provocam altos níveis de angústia e agressividade. Como educadores, no jogo competitivo se deve evitar:
- A competição sistemática como única motivação.
- Propor repetidamente o mesmo tipo de jogos.
- A discriminação do sexo, do físico…
- A valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.
- Premiar os vencedores.
- A eliminação. Existem alguns recursos que podem substituir os prêmios para os vencedores: •- Pode-se dar como prêmio uma recordação de participação a todos os participantes pelo modo como jogaram, pelo seu interesse e colaboração (como diplomas, medalhas).
•- Prêmios-recordação para todos as equipas ou jogadores salientando as qualidades da equipe ou da pessoa: pelo seu esforço, simpatia, colaboração…
•- Os vencedores receberem um prêmio que tenham de partilhar com todos os participantes (como guloseimas, doces…)
Por outro lado,também existem alguns recursos que se podem usar para evitar a eliminação no jogo competitivo. Especialmente tem-se que evitar a eliminação naqueles jogos em que tradicionalmente o que falha é o menos hábil, e o que pode sair (ou ser expulso), esta situação pode provocar passividade, aborrecimento, inibição, sentimento de fracasso, baixa auto-estima, exclusão do grupo. Para evitar situações deste tipo, pode-se: -- Dar vidas suficientes para que durante o jogo, nenhum