Jogos competitivos
O que são
Jogos
competitivos?
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
Em linhas gerais, os jogos cooperativos e competitivos, são de certa forma diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes, na forma de se abordar o jogo. Eles estão ligados pelo fato de que são atividades voltadas ao desenvolvimento dos aspectos de cooperação, interação social, capacidades e habilidades motoras nos indivíduos, ambos, se não aplicados direito podem ter aspectos negativos e até mesmo nocivos, mas se trabalhados de forma correta, os dois terão na sua grande parte, ou totalidade, benefícios na formação "intelecto-fisico-social" do aluno e ou individuo.
Através dos jogos competitivos e jogos cooperativos, aplicados nas aulas de educação física, nos é possível desenvolver as capacidades e habilidades psicomotoras dos nossos alunos, podemos por meio dos jogos, motivar e incentivar à prática de atividades físicas.
Pontos
negativos
A competição, quando trabalhada em excesso, diminui a autoestima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos
Pontos
positivos
O jogo caráter competitivo, traz alguns aspectos negativos (irritação; agressividade; frustração, etc.) mas também percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um “espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é experiente; um atleta conhecido, etc.), isso serve de estímulo para a conquista de seu objetivo; canaliza suas ações para o sucesso.
Em jogos competitivos é ideal que sejam usados diferentes tipos