jogos competitivos
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
Em jogos competitivos é ideal que sejam usados diferentes tipos de jogos que requerem habilidades distintas, como jogos intelectuais, jogos que utilizam reflexos rápidos, jogos de estratégia, entre outros, para fazer com que o lado competitivo seja estimulado, mas em especial o raciocínio. Um dos problemas dos jogos competitivos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, sua aceitação é muito relacionada com o fato de ganhar ou perder, provocando assim alto nível de angústia e agressividade.
Nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação, propor o mesmo tipo de jogo, discriminação em geral, seja ela do sexo, do físico, cor, a a valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores e etc.Um dos problemas deste tipo de jogos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, se eles sentirem que a sua aceitação depende de vencer ou perder, provocam altos níveis de angústia e agressividade. Como educadores, no jogo competitivo se deve evitar:
- A competição sistemática como única motivação.
- Propor repetidamente o mesmo tipo de jogos.
- A discriminação do sexo, do físico…
- A valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.
- Premiar os vencedores.
- A eliminação. Existem alguns recursos que podem substituir os prêmios para os vencedores: •- Pode-se dar como prêmio uma recordação de participação a todos os participantes pelo modo como jogaram, pelo seu interesse e colaboração (como diplomas, medalhas).
•- Prêmios-recordação para todos as equipas ou jogadores salientando as qualidades da equipe ou da pessoa: pelo seu esforço, simpatia, colaboração…
•- Os vencedores