Gestalt
2) O Behaviorismo apenas estuda como o indivíduo responde aos estímulos do ambiente de forma generalizada. A Gestalt critica essa abordagem, pois considera que o comportamento ao ser estudado de maneira mais ampla e generalizado, pode perder seu significado.
3) Para a Gestalt, o que o indivíduo percebe e como percebe são os dados mais importantes para a compreensão do comportamento humano. Levando-se em consideração as condições que afetam tal percepção.
4) Ao vermos, por exemplo, a ilusão de ótica dos 4 pontos. Nossa mente tende a ligar os pontos e formar a figura de um quadrado a fim de restaurar o equilíbrio.
5) Equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.
6) Esta relação figura-fundo advém de nossa percepção em buscar a boa-forma. Quanto mais clara estiver a forma, mais clara será a separação entre a figura e o fundo. Quando isso não ocorre, torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo.
7) São denominados como meio ou meio ambiental.
8) É entendido como um campo de força psicológico que tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas
9) Proximidade, semelhança e Fechamento.
10) É um termo designado pela compreensão imediata. Como uma espécie de entendimento interno. Podemos exemplificar como aquela “luz” que acende em nossas mentes ao estarmos estudando algo e de repente conseguimos relacionar várias situações que não relacionamos anteriormente ao objeto que estudamos.
11) Espaço vital – A totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento
Espaço psicológico – Espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente independentes.
12) É a