JOGOS COMPETITIVOS X JOGOS COOPERATIVOS
Competir ou cooperar Autor (Alan Santos Santana) Docente. Jose Nilton
União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME-ITABUNA Educação Física/2º Semestre – Praticas Pedagógicas Escolares 29/05/2015
RESUMO A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Dependendo do jogo, podemos aumentar ou diminuir a distância entre cada jogador, entre “Eu” e “Ele”. Estes dois estilos de jogos “sociais” estão presentes em toda situação de interdependência, ou seja, em toda situação onde duas ou mais pessoas ou grupos interajam, exercendo uma sobre a outra, influência mútua.
Palavras-chave: Cooperativos, Jogos Competitivos, Educação Física
INTRODUÇÃO
COOPERAÇÃO Uma situação cooperativa é aquela em que os objetivos dos indivíduos são de tal ordem que, para que o objetivo de um deles possa ser alcançado, todos os demais integrantes, deverão igualmente alcançar os seus respectivos objetivos.
COMPETIÇÃO Uma situação de competição é aquela em que para que um dos membros alcance os seus objetivos, os outros serão incapazes de atingir os deles, caracteriza-se como uma situação competitiva. Atualmente, um conjunto de evidências se contrapõem a teoria de que a lei natural seria a competição, trazendo assim a cooperação como lema básico da natureza.
Embora haja competição, esta ocorre, usualmente, num