jogo matematico
Fonte: O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. Regina Célia Grando. Paulus:2004
Os jogos, as brincadeiras, enfim, as atividades lúdicas exercem um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e moral das crianças é um estímulo para o desenvolvimento de sua competência matemática. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
A inserção de jogos na sala de aula de matemática implica em vantagens e desvantagens que devem ser refletidas e assumidas pelos professores, ao se proporem a desenvolver um trabalho pedagógico, com os jogos. São elas:
Vantagens Desvantagens
Fixação de conteúdos;
Introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos);
Aprender a tomar decisões e saber avaliá-las;
Significação para conceitos aparentemente incompreensíveis;
O jogo requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento;
O jogo favorece a interação social entre os alunos e a conscientização do trabalho em grupo;
A utilização dos jogos é um fator de interesse para os alunos;
O jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, o senso crítico, da participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso da linguagem e do resgate do prazer em aprender;
As atividades com jogos permite ao professor identificar e diagnosticar algumas