Satélites
Em 04 de outubro de 1957, a União Soviética lançou em orbita o primeiro satélite artificial, que foi chamado de Sputnik. O satélite era composto por uma esfera de 58 centímetros e 83 kg, feito de alumínio, nitrogênio que pressurizada no interior do satélite para manter uma fonte eletroquímica, dois rádios transmissores que mudavam o tom de seus bips para combinar com as mudanças de temperatura, bateria, termômetro. Do lado de fora quatro antenas transmitiam em ondas curtas, em frequências acima e abaixo do que hoje é conhecido como faixa do cidadão (27 MHz).
Atualmente os componentes de um satélite, tamanho e formas, variam de acordo com a função e objetivo. Por exemplo:
§ Satélites meteorológicos: é usado para monitorar o tempo e o clima da terra, assim colaboram com os metodologistas para prever o tempo. Também fazem a colete de informações, como, efeitos de poluição, os limites das correntes oceânicas, etc.
§ Satélites de comunicação: tem missão de transportarem repetidores de sinais de telecomunicações, como: televisão, telefone e internet.
Todos os satélites independentes da sua finalidade possuem algumas características básicas:
§ Estrutura e corpo de metal ou material composto pelo barramento. O barramento é responsável por manter todas as partes juntas no espaço e tem resistência suficiente para sobreviver ao lançamento;
§ Energia elétrica para seu funcionamento – a energia é gerada por célula solares e baterias. -
§ Computador de bordo- sua função é manter o controle e monitoramento dos diferentes sistemas.
§ Tem um sistema de radio e uma antena - Transmitir e recepcionar informações para a equipe de terra possa obter informações sobre as condições e estado do satélite, que podem ser controlados em terra , podendo fazer qualquer coisa, desde mudar a órbita até reprogramar o sistema do computador.
§ Sistema de controle de altitude (ACS)- este sistema mantém o satélite apontado para a direção correta.