joelia
PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA
A Psicologia nasceu como ciência da Filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a Sociologia e a Matemática.
A pré-história da Psicologia registra estudos do comportamento humano, através da Astrologia, Quiromancia, Grafologia, e outros.
A Astrologia dedica-se ao estudo do comportamento do homem pela posição dos astros.
A Quiromancia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão.
A Grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita.
No século XIX surge a chamada Psicologia Experimental.
O fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamado Guilherme Wundt.
Wundt, o chamado Pai da Psicologia, criou o primeiro laboratório de Psicologia em 1879, numa cidade da Alemanha, chamada Leipzig.
Wundt procurou utilizar aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos, como a sensação, a vontade, a percepção e outros.
Na Inglaterra, fizeram-se pesquisas em Psicologia baseadas nas chamadas teorias da evolução do homem, que foram realizadas por Charles Darwin.
A teoria de Darwin estabelece que o homem é uma evolução das espécies animais. Assim, o homem desenvolve processos psicológicos (emoção, sensação, vontade e percepção) para adaptação ao meio em que vive.
A Medicina e a Psiquiatria influenciaram muito o desenvolvimento da Psicologia como ciência, ao estudarem o comportamento dos doentes mentais.
O Estudo da Hipnose influenciou muitos médicos e cientistas.
Nessa época um médico austríaco, Sigmund Freud, fundou a chamada Psicanálise.
Enquanto os laboratórios de Psicologia entravam em funcionamento e treinavam psicólogos no estudo do comportamento humano, surgiram diferentes estudos no campo da Psicologia Experimental, como psicologia social, psicologia infantil, psicologia médica, psicologia do desenvolvimento.
Quando a Psicologia se tornou ciência, três sistemas principais ou escolas surgiram:
1º) O Behaviorismo.
2º) A Gestalt.
3º) A