job Rotation
Desta forma, um funcionário que acaba de entrar na empresa pode passar um tempo trabalhando no financeiro, depois na produção, compras, marketing e vendas etc. Fazendo um caminho onde possa conhecer mais sobre cada área, a fim de se tornar um profissional melhor capacitado, com alto conhecimento sobre as atividades da empresa.
Ao final do Job Rotation, o funcionário é alocado em dos setores que atuou. Este processo de rotação é muito comum em programas de trainee.
Vantagens do Job Rotation
Muito especialistas em Recursos Humanos defendem que o Job Rotation é essencial para que o funcionário se torne um profissional completo, aprendendo na prática como funcionam todos os setores da empresa. Desta forma, quando estiver em seu departamento definitivo, ele saberá exatamente como ocorrem as atividades nos demais setores, podendo assim desempenhar suas funções de forma mais efetiva.
Outra vantagem, desta vez para a empresa, é que com o job rotation, os treinamentos passam a ser opcionais, uma vez que o funcionário conhece a empresa durante seu expediente, aprendendo e trabalhando ao mesmo tempo, fazendo treinamentos em áreas da empresa, e não em cursos em separado. O que economiza dinheiro e tempo para a empresa.
O Job Rotation força o funcionário a sair de sua zona de conforto, fazendo com que ele busque mais informações sobre a empresa, conheça procedimentos diferentes, exercite sua liderança e network, chame pra si responsabilidades diversas etc. Faz com que ele pense diferente e esteja sempre em movimento, construindo um perfil de profissional completo para aquela empresa.
Desvantagens do Job Rotation
E é aí que está o maior