INTRODUCAO JOB ROTATION
Adriano de Souza Paiva Junior
João Alfredo Campos Junior
1 INTRODUÇÃO
A construção civil é o setor que mais cresceu no ano de 2012-2013 segundo o SEBRAE, promovendo o desenvolvimento no país, pois gera empregos e melhorias para sociedade. De acordo com o FIESC atualmente a indústria da Construção Civil no estado e Santa Catarina emprega 105.238 trabalhadores em seus 12.169 estabelecimentos. E para que as empresas do setor possam ampliar-se é necessário programas de suporte como o programa em questão que será abordado nesse artigo, hoje em dia varias empresas utilizam desse programa para auxiliar no crescimento da empresa como por exemplo a empresa RFS - Radio Frequency Systems, fabricante de soluções para comunicação sem fio, implantou o sistema de Job Rotation em 2008, com o intuito de expandir seu efetivo e também capacitar os profissionais para outras necessidades que forem surgindo. A empresa RCO é uma empresa no ramo de soluções inovadoras implantou o Job Rotation Paralelamente, onde a compreensão e a conexão entre a teoria acadêmica e a prática do dia-a-dia tornam-se mais rápidas e objetivas. No início, os participantes do programa terão mais ênfase nos setores produtivos com suas células de trabalho. Em segundo momento, os setores administrativo e engenharia receberão os participantes.
A empresa Serra Mar Empreendimentos Imobiliários Ltda., tem como ramo de atuação a área de construção civil, com sede na cidade de Baguaçu SC, com um quadro de 90 funcionários, sendo desse total 9 na área administrativa e 81 na produção. A área administrativa se divide nos seguintes setores Financeiro, Compras, RH, Contabilidade, Engenharia e obra.
Atualmente a empresa passa por falhas na execução dos processos, onde o colaborador apenas tem conhecimento de sua atividade e não de como ela irá impactar no processo como um todo, sendo assim, há uma necessidade de um programa onde cada colaborador do setor administrativo possa entender o