Joao
RESUMO
No mercado empresarial, muitos empresários não conseguem manter as portas de suas empresas abertas por muito tempo. Pesquisas do SEBRAE-SP mostram que cerca de 58% das empresas de pequeno porte abertas em São Paulo não passam do terceiro seu terceiro ano. Pesquisas feitas com empresários de sucesso identificaram qualidades especiais comuns a todos eles e que foram responsáveis por garantir o seu lugar no mercado. Dentre uma destas qualidades, está a importância que os empresários dão ao plano de negócios, utilizado-o não apenas como um documento para captação de recursos, mas como uma ferramenta de gestão empresarial, sendo visto como um mapa que guiará a empresa ao seu destino e ao cumprimento de seus objetivos.
PALAVRAS–CHAVE: talento-criativo; Características; Iniciativa; Auto-confiança; Auto-motivação; liderança; Medo.
1 EMPREENDEDORISMO NO MUNDO ATUAL
2 Despertando o próprio talento criativo
O fracasso precoce das empresas pode estar ligado à falta de dinheiro no mercado, escassez de recursos próprios, entrada de novos concorrentes e mudanças das políticas do governo. Mas, uma das causas mais freqüentes do fracasso está ligada, diretamente, ao próprio empreendedor mau preparados. Pois se o empreendedor estiver preparado e se dedicar o máximo, a probabilidade de fracasso do negócio é pequena. O mais importante é o preparo do empreendedor.
A força que empurra o empresário para o fracasso, também pode leva-lo ao sucesso, pois esse é sem dúvida, a vontade de enfrentar o desafio de abrir o próprio negócio. Mas somada a essa vontade tem que haver a disposição para adquirir conhecimentos e para desenvolver comportamentos adequados a empreendedores bem-sucedidos. Mas o que é empreendedorismo?
O empreendedorismo pode ser tanto corporativo quanto de “start-up”: Empreendedorismo corporativo – procura trabalhar os conceitos do empreendedorismo e da inovação através de programas voltados ao