Jil sander - vida e obra
Sou mais conhecida por Jil Sander mas o meu nome verdadeiro é, Heidemarie Jiline Sander. Sou alemã, nasci no dia 27 de Novembro de 1943 em Wesselburen, no Norte da Alemanha.
Estudei design têxtil em Krefeld, e passei dois anos como estudante de intercâmbio na University College (Universidade da Califórnia) em Los Angeles. Em 1963 formei-me como engenheira têxtil.
Durante o tempo que passei nos Estados Unidos, trabalhei como editora de moda para a revista “Petra”. Voltei para a Europa e em 1967 abri a minha primeira boutique, perto de Hamburgo, tinha na altura 24 anos. Vendia coleções de outros estilistas com marcas de luxo, tais como Thierry Mugler e Sonia Rykiel e também arranjei um espacinho para alguns dos meus projetos.
Apesar das muitas dificuldades que passei no início da minha carreira como designer, devido à pouca procura das minhas criações, decidi arriscar e em 1978 fundei uma casa de moda com o meu nome, “Jil Sander”.
Fui desenvolvendo as minhas coleções e apresentei a minha primeira coleção em Paris, no ano 1975, foi um fracasso enorme. Foi uma má altura porque o mundo da moda estava dominado pelo estilo luxuoso, colorido e chamativo e o meu estilo era totalmente o contrário, não foi bem aceite nas passarelas parisienses. Infelizmente, o meu estilo só começou a ganhar atenção na década de 1990.
A evolução: o Sucesso
A partir de 1978, comecei a comercializar o meu primeiro perfume, já com o meu logótipo. E assim, o proprietário dos cosméticos “Lancaster” permitiu-me que publicasse anúncios em revistas glamourosas em grande escala para pode dar mais visibilidade aos leitores.
Outra mais valia foi o facto das minhas criações serem bastantes versáteis e poderem ser conjugadas com diversas peças diferentes. Essa qualidade tornou-se uma caraterística bastante popular e ficou imediatamente relacionada ao meu estilo. Criei o visual “cebola” (em alemão: “Olha Zwiebel”), que consiste em camadas de