Historia Da MAQUIAGEM E Da MODA
Angélica Moreira
Letícia Zambalde
Belo Horizonte,2015
Historia da MAQUIAGEM e da MODA
O que é maquiagem?
Segundo o dicionários, maquiagem, maquilagem, ou ainda, maquilhagem, e aplicação de substâncias especificamente para o corpo, com efeito cosmético de embelezamento ou disfarce, seguindo na maioria dos casos, as tendências da moda.
A maquiagem é um item indispensável do mundo da moda. Ela é usada também em outros ramos além da estética: como por exemplo, no teatro e no cinema, e alguns ritos religiosos.
A maquiagem para função estética começou a ser usada pelos egípcios, e pintavam-se de maneira bastante original .
Nos dias de hoje, o usos da maquiagem tem sido muito valorizado. Principalmente por causa do desenvolvimento de novas técnicas no setor e também por sua facilidade de divulgação através dos meios de comunicação.
PEQUENA CRÔNICA DA BELEZA DOS SÉCULOS XVII E XVIII
Quando pensamos nos modos de vestir e de se maquiar dos séculos XVII e XVIII, lembramos imediatamente de artifício e exagero! Não é para menos, visto que na corte, quem ditava a moda eram personagens grotescos, amarrados em seus espartilhos, maquiados em excesso... Pelo menos foi esta imagem que marcou a história e não podemos negar que os fatos realmente se desenrolaram desta forma.
BARROCO Desde o fim do século XVI, o barroco se evidenciara e uma novela estética foi ganhando as artes e a filosofia. Descartes passou a enxergar o mundo como uma mecânica, com engrenagens, cordas, polias... Era uma época na qual as pessoas ainda viajavam com as janelas fechadas, não apreciavam a paisagem, detestavam a natureza, a desordem e os camponeses. A natureza era tida como algo insuportável, medonho, apenas jardins com perspectivas infinitas geometricamente elaborados eram tolerados. Da mesma forma, o corpo humano era estruturado, fechado. Os bustos deviam ser extremamente apertados, o pescoço também. As