Jesus Soto
(1923 - 2005)
Artista residente em Paris; um pioneiro da Op. arte. Primeira exposição individual no Taller Libre de Arte, Caracas. Influenciado por obras tardias de Mondrian, estabelecidos para fazer as formas parecem mover-se opticamente.
Pinturas feitas a partir de 1951 com base na repetição de unidades geométricas idênticas, folhas sobrepostas de perspex marcadas com uma faixa ou padrão espiral na frente de um plano padronizado; o movimento do espectador causado as linhas a aparecer para mover, vibrar e desmaterializar.
Energia é um dos elementos mais marcantes da obra de Soto e suas experiências com efeitos ópticos são representativos de algumas das mais bem sucedidas da Op-Art movimentos arte cinética.
O trabalho de Soto, no entanto, ultrapassa a mera exploração de efeitos ópticos e ele apresenta em suas pinturas uma concentração de energia que alcançam um ponto onde as pinturas tornam-se uma miragem, sinestesicamente como uma tensão mental.
Diva Sasa: Jesus Rafael Soto, artista plástico, pioneiro da Op. Arte. Sua primeira exposição foi em Caracas. Influenciando as obras de Mondrian.
Leh: Em sua adolescência, trabalhou como artista comercial, pintando pôsteres para teatros locais. Ao tomar contato com uma pintura cubista de Georges Braque, ficou interessado em formas geométricas de expressão.
Diva Sasa: As obras de Soto são formadas por formas geométricas, pra algumas de suas obras ele usa tubulares de plásticos transparentes e reluzentes de 8,5 metros pendurados no teto.
Leh: Misto de abstração geométrica, escultura minimalista e playground, essas grades de tubos coloridos de PVC geralmente pendurados eram em quadros não fixados ao teto.