Jesus Soto e Bauhaus
Nasceu em Bolívia na Venezuela, começou sua carreira artística pintando cartazes de cinema na sua cidade natal. Recebeu sua formação artística em Caracas. Foi para a Escola de Artes Plásticas em Maracaibo, quando partiu para Paris e tornou-se mundialmente famoso como um escultor cinético. Soto é particularmente conhecido por seus "Penetráveis", esculturas interativas que são constituídos de matrizes quadradas de finos, os tubos pendurados por meio do qual os observadores podem andar.
Energia é um dos elementos mais marcantes da obra de Soto e suas experiências com efeitos ópticos são representativos de algumas das mais bem-sucedidas da Op-Art movimentos arte cinética. Trabalho de Soto, no entanto, ultrapassa a mera exploração de efeitos ópticos e ele apresenta em suas pinturas uma concentração de energia que alcançar um ponto onde as pinturas tornam-se uma miragem, cinestesicamente como uma tensão mental.
Alguns dos trabalhos de Soto ornamenta o teto do salão principal do centro de Caracas artes, o Teatro Teresa Carreño. Jesús Rafael Soto morreu em 2005 em Paris, e está enterrado no cemitério de Montparnasse.
BAUHAUS
Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A partir de um projeto que intencionava a criação de uma escola que combinasse arquitetura, artesanato e uma academia de artes, o arquiteto Walter Gropius fundou, na cidade independente de Weimar em abril de 1919, o que viria uma das maiores influências e expressões do design Moderno. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, uma renovação da história, inclusive da história da arte, e sua expressão diante da produção industrial foi percebida. Essa nova era exigiria um novo estilo arquitetônico e uma nova maneira de se fazer os artefatos de consumo.
O que era produzido e estudado no Bauhaus, influenciou a estética moderna, funcionalista, e consequentemente, o que é ensinado hoje em dia nas escolas de design